terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mega primeiro post de conteúdo do amor: Arrow - Por que assistir? De onde vem? Para onde vai?


Se vocês não ficaram presos em uma mina chilena nos últimos meses, comendo atum com leite e esperando por socorro, você devem saber que existe uma série chamada Arrow e que felizmente nenhum espertalhão da Herbert Richards tentou traduzir pra Flecha da Vingança ou Arrow - O Preço da Justiça.
Me acompanhem nessa linda jornada de dor, sangue e justiça e aprendam um pouco mais sobre o personagem.





Combater o crime trajando couro nas nádegas
Arrow, no caso signica flecha em inglês (para aqueles desprovidos de ensino fundamental completo ou bem feito graças à nossa rede pública de educação que não recebe grandes investimentos porque gente burra é mais fácil de dominar), também referente ao nome do personagem em questão, o Arqueiro Verde, que no original era Green Arrow (olha a Herbert Richards de novo).
Retomando o pensamento.

Arrow conta a história de Oliver Queen, menino mimado, piá de prédio, metelão e com uma voz fina bem questionável (puberdade?). Tudo começa com o jovem espertalhão na meterola com a cunhada ( eu disse que era metelão), o iate afunda e como tudo na história de todos os super-heróis e em caso de homicídios que tem que parecer acidentes, merdas acontecem.
Oliver passa 5 anos numa ilha hostil, desenvolvendo habilidades de parkour e de arco e flecha avançadas, fora a linguística, já que volta falando russo e mandarim. (Sério gente, onde eu pego uma lotação pra essa ilha? Não to fazendo nada melhor mesmo, curto uma arqueria, bora curtir um acampamento de 5 anos útil).
Ele não volta pra sociedade só para sua antiga vida, mas também para cumprir uma promessa (típico) que fez ao seu finado pai de corrigir as coisas erradas em Starling City. Então Ollie começa sua campanha pra derrubar empresários que cresceram nas costas dos trabalhadores locais, roubando-os e eventualmente matando (alguém passa as coordenadas do BR pra ele? Vai faltar flecha mas tem muito Ipê por aqui dando sopa pra fazer flecha).



Oliver não está sozinho nessa empreitada por justiça. Atuando do lado da lei está Dinah Laurel Lance, a ex-namorada de Oliver, irmã da moça que ele estava futucando num iate antes de naufragar. Dinah é filha de policial e se formou em Direito, agora tenta fazer as coisas corretamente.

Aquele estranho olhar de "já vou chegar cutucando"

Oliver também tem Tommy Merlyn ao seu lado, mas sem uma grande influencia no seu senso de justiça, afinal Merlyn é amigo de Oliver e não necessariamente do Arqueiro.
Tommy é um elemento que faz piadinhas eventuais, parece sacar as coisas, ter um apreço por Ollie e mais ainda pela ex do mesmo. Ah gente safada que se mete onde não deve.

Thea é a irmã mais nova de Oliver, o elemento drogado da história. É chata, delinquente e 90% do tempo bêbada. Tente olhar pra essa foto por mais de 10 segundos sem procurar cocaína nas narinas dela.

Dig, o INSEGURANÇA. O ex-militar contratado pela mãe de Oliver to watch his six e que fez tudo menos seu trabalho. Constantemente enganado por Oliver e deixado para trás. Ainda é mais útil que a irmã do Oliver.


Creio que a princípio esse seja o elenco principal e que eu posso comentar sem dar muitos spoilers. Obviamente cortei a mãe, o padrasto e o pai de Dinah (sim, na série só chamam de Laurel, mas eu sou adepto das HQs e lá chamam de Dinah), mas pra fins de manter sua experiência ao assistir ao menos o primeiro episódio e se interessar.

Mente previsível do leitor:

-Mas porra, só ator bonitinho e juvenil, isso está me parecendo Malhação com violência. E eu já ouvi falar de Arqueiro Verde antes, era aquele loirinho do Smallville.


Então leitor, eu lhe digo. Feche essa latrina. Pra todo e qualquer fim, Smallville não é bem-vindo aqui no blog.
Sério, do fundo do meu coração eu odeio Superman (exceto os do Reeve com trilha sonora de John Williams), e aquele Smallville me fez sentir dó do personagem. Sem contar a incrível avacalhação com inúmeros personagens. Liberdade de universos alternativos tem limite SIM.

Mente irritante do leitor comum:

-Mas aquele era o Arqueiro Verde, não era? História de ilha e tals?

Sim e não. O nome era o mesmo e a origem era similar. Mas são histórias distintas, felizmente. Smallville me fez sentir pena do Superman.


Leitor irritadiço:

Então me fala de onde vem, seu babaca!


O Arqueiro Verde é um herói das antigas, por volta da Era de Ouro dos quadrinhos (não me corrija se eu estiver errado, plebe) e passou por inúmeras mudanças de uniforme (tipo o Batman) e muitos o consideravam um herói meio redundante próximo ao Batman afinal eram dois humanos comuns com habilidades adquiridas por treinamento árduo e que dependiam de tecnologia para combaterem o crime.
Enquanto o Batman tinha seus batarangues o Arqueiro tinha suas flechas com truques variando de flecha algema à clássica flecha luva de boxe.
Fora os incríveis elementos copiados do homem morcego (talvez como sátira, talvez como falta de imaginação), como  o Flecha-móvel.
Como pode-se ver na imagem acima, o Arqueiro também teve um ajudante, seu "Robin", no original chamado Speedy (rapidinho ou algo do gênero devido à velocidade que disparava suas flechas) e no nosso adorável país chamado de RICARDITO (parece nome de amante anão que se esconde no armário).

Mas isso foi só o começo.

O Arqueiro Verde também já foi membro da Liga da Justiça da América, já teve sua cota de filhos bastardos e ainda encontrou o ~~amor em muitas mulheres de todas as cores, de várias idades, de muitos amores, como a Canário Negro e também Shado, a arqueira assassina japonesa.

Shado
Acho que outro elemento importante no VERDE do nome é que o Arqueiro era um ambientalista (sim, um ambientalista que vive de chili com 3 tipos de carne, mas ainda ambientalista) e liberal político. 
Em sua revista mensal que teve início na segunda metade dos anos 80, era possível ver um Oliver nos seus 40 e poucos anos tendo crise de meia-idade, fazendo merda, querendo formar uma família, lutando pelo que ele acreditava ser certo, mesmo que isso fizesse com que ele fosse contra o próprio governo dos Estados Unidos eventualmente.
Por muitos anos Oliver não encontrou nenhum super-humano em seu caminho durante a fase de Seattle, mas encontrou assassinos, cafetões, pedófilos.
O Arqueiro Verde era um herói do cidadão comum. Era aquele cara que precisava trabalhar de dia pra poder manter a casa e ainda saia à noite pra proteger os outros.

Leitos catando piolhos:

-Mas o Oliver não era rico?

Sim meu caro, ele era tão rico quanto o Batman, mas perdeu tudo e virou uma pessoa comum, do dia-a-dia. E inclusive isso teve efeito ao longo dos anos em sua morte e ressurreição.


Já me estendi demais em quase 20 anos de HQ que eu recomendo que leiam, são HQs boas e pouco consideradas, o que é uma pena, afinal ele não é um herói de tanto renome quanto Superman, Batman ou Mulher-Maravilha.


Leitor interessado:

- Mas isso tudo vai aparecer na série ou você só está me iludindo?

Não tenho como saber, mas realmente espero que apareçam. Só posso confirmar o que já foi anunciado.


China White (Que só aparece na HQ na série Green Arrow - Year One)

Deadshot (conhecido no BR como Pistoleiro)

Deathstroke (sim, o Slade do desenho dos Teen Titans)


Acima são todas fotos da série. Também foi anunciada a Caçadora (e não é aquela da série Birds of Prey felizmente, aquilo sim era uma série pior que Smallville)mas não surgiu nenhuma foto dela em cena, só podemos esperar.

Um fato curioso de terem colocado Merlyn como amigo de Oliver na série é que nas HQs ele é um dos piores inimigos do Arqueiro Verde, inclusive também arqueiro.



Só nos resta esperar.
Obrigado pela paciência e até breve, jovens curiosos pela cultura pop.


Nenhum comentário:

Postar um comentário