sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Filme do ano - Vingadores ou O Cavaleiro das Trevas Ressurge?

Em 2012 o heroísmo está em alta, seja no cinema ou na TV. As duas maiores editoras dos quadrinhos deram suas cartadas no cinema com 2 meses de diferença. A Marvel (propriedade da Disney) lançou seu blockbuster que foi construído aos poucos desde 2008 com o primeiro Homem de Ferro e a DC com a Warner fazendo massagem de aquecimento mandou o último capítulo da trilogia Batman de Christopher Nolan.
Hoje veremos os prós e contras de cada filme e quem realmente merece um abraço de um Pikachu paraguaio que diz "TE AMO" com sotaque.
Vem comigo.





Começando em ordem cronológica, vamos de Vingadores.
Esse filme é um ponto de encontro derivado de 5 filmes anteriores, Homem de Ferro, Hulk, Thor, Homem de Ferro 2 e Capitão América.
Foram longos anos de desenvolvimento com filmes caros a fim de criar um universo inteiro e posicionar o público.
De certo modo foi como o reboot da DC, que atraiu um novo público, já que crianças de hoje em dia tem dificuldade pra ler coisas por pura preguiça e dependem muito do audiovisual.
Nós vemos frutos da ciência como Capitão América, Homem de Ferro e Hulk e da ~~~magia como o Thor, se misturando em algo único, cada qual lutando por um motivo em especial.
~~~~~MAGIA
O resultado final de Vingadores ficou espetacular (a conta bancária do Robert Downey Jr também).
Vemos um filme onde até os personagens secundários tiveram seu momento pra parecerem importantes (E a Scarlett Johansson nem teve que mostrar os peitos pra isso). Foi um filme longo mas que você não conseguia tirar os olhos da tela com muitas sequências de ação e piadas o tempo todo, não só as habituais do Homem de Ferro que já são costume em todos os filmes dele.
O grande desafio nesse filme era fazer uma equipe tão grande se entrosar, principalmente dados os atores que compunham o elenco.

Chris Evans nunca vai convencer como líder da maior superequipe do mundo e rapaz bandeirola
Tinhamos atores bons como o Robert Downey Jr, Tom Hiddleston e Samuel L Jackson (sim, você dirá que Samuel L Jackson só faz um papel na vida dele. De fato faz, mas como é um papel FODA, você tem o direito e o dever de permanecer calado) e atores medianos como Jeremy Renner, Mark Ruffalo e Chris Hemsworth, o resto é resto.
 O diretor Joss Whedon era de fato inesperado a princípio, principalmente pelo seu péssimo histórico com filmes de grupos heroicos, mas ele deu um jeito.
Incrivelmente o filme ficou bom e virou a terceira maior bilheteria da história.
Em quesito de história mesmo, não é muito profundo, você tem uma surpresa que já não é tão surpresa assim ( Whedon tem mania de matar personagens carismáticos) e como 90% dos filmes de heróis, o bem sempre vence.
Em Os Vingadores, vemos as pontas soltas dos filmes anteriores se juntando nas mãos de Loki, irmão adotivo de Thor.
Depois de ficar perdido pelo universo, Loki conseguiu apoio para dominar a humanidade tão amada pelo seu irmão, usando os poderes do Cubo Cósmico (aquele do Caveira Vermelha) e tomando controle de um dos mais letais assassinos da SHIELD, colocou seu exército em marcha (se é que pode-se dizer isso dos aliens, mas enfim), cabe aos maiores heróis da Terra enfrentar a ameaça.

Do lado da DC, a Warner também lançou o seu ultimato do heroísmo. O supra sumo da DC com o qual todo mundo compara tudo. Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Quando Batman Begins foi lançado em 2005, acreditava-se que seria um primeiro passo pra um filme da Liga da Justiça pois se enquadrava em grande parte do que se via nos quadrinhos e ao mesmo tempo realista (principalmente porque no ano seguinte lançaram Superman Returns para acompanhar a hype). Muita coincidência para pouco espaço de tempo.
O problema foi que Superman Returns acabou sendo o que todo mundo chama de uma merda foda.
Esse sonho acabou se tornando distante.
A continuação, Batman O Cavaleiro das Trevas foi genial, incrível, profundo. Mostrando um Batman mais centrado, profissional, não tão amador e sentimental como no primeiro filme, mas ainda tendo Rachel Dawes separando o homem do mito.
Foi um MIND RAPE como diria o nosso colega FUBAR.
Mindblow atrás de mindblow do começo ao fim, fazendo o Coringa se transformar do palhaço idiota do crime, anteriormente interpretado por Jack Nicholson, que era um ícone de seu tempo nas mãos de Tim Burton, numa força da natureza solta em Gotham para liberar o caos e testar os limites de cada um. O escalonamento como dizia Gordon no final de Batman Begins.
Heath Ledger elevou o Coringa assim como Christian Bale mudou o nível do Batman, não só em interpretação, mas eles se tornaram O PAPEL. Assim como Robert Downey Jr sempre será Tony Stark e Christopher Reeve sempre será Superman, Ledger sempre será o Coringa, apesar do destino de Batman ser incerto, e vocês verão o porque.

Em O Cavaleiro das Trevas Ressurge, se passaram 3 anos desde o último avistamento do Batman, mas ainda assim são tempos de paz em Gotham.
Com a morte de Harvey Dent, a culpa da merda toda jogada nas costas do Batman e Gordon nunca antes tão desnecessário no cargo (ele era um herói da era das trevas, não havia necessidade dele em tempos de paz), uma lei de prisão preventiva com o nome de Dent conseguiu mandar a maior parte dos bandidos para trás das grades.
Bruce se tornou um milionário recluso que acabou por perceber um roubo em sua casa durante uma festa beneficente que o mesmo preparara. E lá estava Selina Kyle roubando o famoso colar de pérolas de Martha Wayne.
O que parecia um roubo normal acabou se tornando uma grande conspiração para expor Bruce e cumprir o trabalho inacabado de um velho conhecido de Bruce, Ra's Al Ghul.
Gotham acaba isolada do mundo sob ameaça de bomba e ainda dominada por Bane, um terrorista internacional disposto a transformar Gotham em cinzas.
A escolha de elenco é sempre MAGNÍFICA, com Christian Bale ainda como Batman mostrando um Bruce mais velho e cansado, Gary Oldman com seus personagens gritões sendo o Comissário Gordon que Gotham precisa acima de tudo, Michael Caine como Alfred Pennyworth e Morgan "Deus" Freeman como Lucius Fox mantendo a qualidade dos filmes anteriores e adicionando à mistura Anne Hathaway como Selina Kyle (que eu admito que não dava nada por ela antes, mas mesmo ela não sendo aquilo que se vê nos quadrinhos ou nas aparições anteriores em relação à Mulher-Gato, cumpriu bem seu papel como algo NOVO), Tom Hardy como Bane sendo um dos grandes destaques do filme, sendo mais realista do que na HQ mas ainda assim assustador e por fim temos Joseph Gordon-Levitt como o policial Blake, um novo aliado que no final do filme se mostra algo mais, como uma mensagem de que todo mundo cumpriu o seu papel e era hora de mudar.

Só me resta dizer que os dois filmes foram muito bons, sendo o filme dos Vingadores um bom entretenimento pra todos os públicos, agradando de crianças a idosos que cresceram ao lado desses personagens, enquanto Batman já se torna algo que te faz pensar mais, mesmo que uma criança possa ver o filme e entender mais ou menos apesar daquele sentimento simples de bem ou mal, é um filme mais voltado para adultos ou pessoas com a mente um pouquinho mais aberta.
Eu acabo achando que o verdadeiro filme heroico do ano é Batman, porque bilheteria por bilheteria, Titanic é uma merda e Avatar é um plágio de Pocahontas e são os únicos ainda na frente dos Vingadores.

E o futuro?


Vingadores já tem suas continuações agendadas, sendo a primeira o terceiro filme do latinha, Homem de Ferro 3, que estreará ano que vem.

E esse Batman realista de Nolan infelizmente acabou =[
Quem esperava uma Liga da Justiça com Christian Bale monitorando a Terra da Torre de Vigilância da Liga pode largar mão.
O filme Lanterna Verde do ano de 2011 até gerou um pouco de esperança no coração dos fãs da DC, mas foi uma grande merda com Ryan Reynolds.
A DC anunciou que ainda pretende fazer um filme da LJA (que "coincidentemente" está marcado para 2015,o mesmo ano que Vingadores 2), mas isso ainda dependerá do resultado da próxima tentativa de sucesso cinematográfico da mesma, Superman - Man of Steel que sairá ano que vem, dirigido por Zack Snyder, o senhor câmera lenta (de 300, Watchmen, Sucker Punch e por aí vai).
Fiquem abaixo com o trailer do que parece ser uma versão mais sombria do Superman


E sim, vocês leram direito, Christopher Nolan volta nesse Superman como produtor. Apesar de eu não ser fã do personagem e achar que ele é um baita de um babacão (eu dominaria o mundo com os poderes dele, sem brinks), parece que esse filme será bom ou pelo menos terá uma fotografia excelente (que é outra marca registrada nos filmes do Snyder, podem atirar pedras).
Só nos resta esperar.

Acho que é isso. Hora de me recolher pra bat-caverna.
Até breve poucos e fiéis leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário